fisioterapia, Psicomotricidade

Atendimentos

Unidades:

Taubaté
Pindamonhangaba

Horário:

De Segunda a Sexta
07:30 às 17:20

A Fisioterapia com base na Psicomotricidade atua de forma integrada nodesenvolvimento global do indivíduo, considerando os pilares corpo, emoção e cognição como indissociáveis. Através do movimento, promove a construção do esquema corporal, o desenvolvimento motor, a organização emocional e a estruturação do pensamento — elementos essenciais para a aprendizagem, autonomia e interação social.

Abordagem especializada no TEA

Na Somos Singular Comportamento Humano, a Fisioterapia é realizada por profissionais especializados em Transtorno do Espectro Autista (TEA), com formação complementar em Psicomotricidade. Essa especialização permite uma abordagem diferenciada, mais sensível aos desafios neurofuncionais da criança autista, respeitando seu tempo, suas vias de expressão e sua forma única de estar no mundo.

As sessões têm duração de 50 minutos e são planejadas com base em avaliações clínicas detalhadas, utilizando protocolos padrão-ouro que fornecem um panorama preciso do desenvolvimento infantil:

Protocolos Avaliativos Utilizados:

EDM (Escala de Desenvolvimento Motor): Avalia o desenvolvimento motor global, identificando atrasos e padrões motores específicos.
PROTEA: Protocolo brasileiro voltado para o TEA, direcionando o planejamento terapêutico a partir de indicadores funcionais e comportamentais.
DENVER: Triagem do desenvolvimento infantil que identifica possíveis atrasos nas áreas motora, cognitiva, social e de linguagem.

VB-MAPP: Avaliação de marcos do comportamento verbal, essencial para integrar o perfil comunicativo à organização motora.
PORTAGE: Instrumento de estimulação precoce que avalia aspectos motores, cognitivos e sociais da criança.
TGMD-2: Testes padronizados para avaliação de habilidades motoras fundamentais, como correr, pular e arremessar.
DCDQ: Questionário utilizado para rastreamento de dificuldades de coordenação motora.

A intervenção psicomotora se organiza a partir de três eixos estruturantes do desenvolvimento humano:

Corpo (motor e sensorial): estimula a consciência corporal, a coordenação ampla e fina, a regulação do tônus, o equilíbrio, a motricidade funcional e o processamento sensorial.
Emoção (afetividade): constrói vínculo terapêutico, proporcionando segurança emocional. O brincar é usado como ferramenta de expressão simbólica e elaboração de vivências internas.
Cognição (planejamento e raciocínio): por meio do movimento organizado, promove o desenvolvimento das funções executivas, como atenção, memória, organização e flexibilidade cognitiva.

Para quem é indicada?

A Fisioterapia com abordagem psicomotora é especialmente indicada para crianças com:
Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor;
Desafios motores específicos ou globais;
Desorganização sensorial (hiper ou hiporresponsividade);
Dificuldades de regulação emocional e comportamental.

Integração com a equipe Transdisciplinar

O plano terapêutico é individualizado, construído de forma colaborativa com a família e em articulação com os demais profissionais da equipe, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, musicoterapeutas e analistas do comportamento. Participa de projetos interdisciplinares, voltados à estimulação sensório-motora e expressão criativa por meio do movimento.

Finalidade da Intervenção
O objetivo central da Fisioterapia com foco psicomotor é favorecer o desenvolvimento funcional da criança de forma integrada e respeitosa, contribuindo para sua autonomia nos diferentes ambientes em que está inserida.
Ao promover a organização do corpo, da emoção e do pensamento, amplia-se o potencial de participação social, escolar e familiar da criança.

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